segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Reflexão...

.
.
.
.
.
.

sábado, 8 de novembro de 2008

Existe Racismo?

Marcelo Hermes perguntou em seu blog Ciência Brasil:

Gostaria de saber como ficam as cotas raciais em Pindorama nos próximos anos. Há universidades em que se discute ampliar as cotas (raciais e não-raciais) para 50% das vagas.

O motivo da questão é o lançamento do livro Humanidade Sem Raças? (Publifolha, 69 págs. R$ 12,90), do geneticista Sérgio D.J. Pena, da UFMG.

A resposta, que não é singular minha, mas de muitos que defendem as cotas, se baseia numa obviedade: a sociedade não é só ciência. Nenhum passo teórico do mundo da ciência tem impacto imediato nos outros âmbitos sociais. Vide teoria da evolução, que ainda hoje é contestada religiosa, moral e politicamente. Quantos e quantos conceitos são mal utilizados ou utilizados sem precisão no dia-a-dia.

Bom, no caso, a desconstrução do conceito de raça pela ciência não é propriamente uma novidade. Mas ele persiste como significado social. Ele é uma variável presente nas relações entre as pessoas que não pode ser negada. Deve ser combatida, mas não “negada”.

Fechar os olhos para a realidade cruel do racismo e tentar enchergar o mundo pelos resultados laboratoriais é um tipo de cegueira, da que fala Saramago.

Racismo é apenas o nome desse preconceito em função a cor da pele. E mudar seu nome, pela falta do conceito científico de raça, não vai fazer com que o preconceito deixe de existir, qualquer que seja o termo usado. A mudança social, para eliminar o racismo, precisa de mais empenho, não pode ficar nesse nível superficial da linguagem, tem que entrar no simbólico, no significado, no sentido social do termo.

Assim como esse estudo do Sérgio Pena, as cotas raciais são uma tentativa de desconstruir o racismo que, contra a ciência e contra a própria dignidade das pessoas, insiste em existir. O passo político de promover a igualdade material não é mais do que uma forma de fazer valer os esforços, de todas as ordens, que seguem advogando pela injustiça de nos separarmos pela fenotípica cor da pele.

Resposta dada, queria ver o Marcelo Hermes, ou qualquer seguidor do Reinaldo Azevedo, se manifestar sobre essa nota do site do Conselho Federal da OAB:

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, em nota divulgada hoje (27), congratulou-se com o futuro reitor da Universidade de Brasília (UnB), advogado José Geraldo de Sousa Júnior, que qualificou de “personagem emblemática na luta pelo fortalecimento do ensino jurídico no País”. Britto destaca ainda, sobre o novo reitor, que “suas idéias influenciaram gerações e estimularam a paixão pelo Direito e a resistência democrática, ao tempo da ditadura”.

Extraído do Blog Hiperfície - http://hiperficie.wordpress.com/2008/10/28/existe-racismo/

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Ghost story" - Juiz Baltasar Garzón indicia Gen. Franco e seus capangas

Leia aqui: www.economist.com/world/europe/displaystory.cfm?story_id=12470581


O conhecido juiz espanhol Baltasar Garzón indiciou na semana passada o gen. Franco e seus ex-generais por crimes contra a humanidade. Todos já estão mortos.

Conforme diz a reportagem abaixo, publicada dias atrás no The Economist, "isso significa que é a história da Espanha que, na verdade, figura no processo". Vale a pela lê-la, para entender os fundamentos que levaram ao juiz a "testar os limites do Direito".

É um indício que pode clarear, para o Brasil e outros países que caminham na recuperação de seu passado histórico, que a finalidade do processo, nesses casos (crimes contra a humanidade), não é propriamente concluir pela punição/absolvição, mas um meio possível (há outros, também) de resgate/reconstrução da memória nacional (do passado), que trata de superar um momento doloroso sem implicar em seu esquecimento.

O debate está aí!

p.s:1) semana passada o governo Zapatero fez valer uma das principais medidas da Lei de Memória Histórica (aprovada ano passado) – conceder nacionalidade espanhola a descendentes espanhóis expatriados em razão das perseguições franquistas. 300.000 argentinos devem ser beneficiados.

sábado, 1 de novembro de 2008

'Marx nunca teve tanta razão', diz Saramago sobre crise financeira


              O escritor português José Saramago, ao analisar a atual crise do sistema capitalista, afirmou nesta segunda-feira que Karl Marx 'nunca teve tanta razão'.                 Foto:/AFP


Seg, 27 Out, 05h58

LISBOA (AFP) - O escritor português José Saramago, ao analisar a atual crise do sistema capitalista, afirmou nesta segunda-feira que Karl Marx "nunca teve tanta razão".

O escritor formulou esta declaração em uma entrevista coletiva sobre o lançamento do filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, em Lisboa

"Onde estava todo esse dinheiro (desbloqueado para resgatar os bancos)? Estava muito bem guardado. Logo apareceu, de repente, para salvar o quê? vidas? Não, os bancos", declarou o prêmio Nobel de Literatura de 1998.

"Marx nunca teve tanta razão como agora", ressaltou José Saramago, acrescentando que "as piores conseqüências ainda não se manifestaram" .

Ao ser ouvido sobre o vínculo entre o tema de seu romance e a crise financeira, o escritor respondeu que "sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental" .

Nos seus 85 anos, José Saramago publicou dezenas de obras, entre prosa, poesia, ensaio e teatro.

Em agosto último, apenas recuperado de uma pneumonia, terminou de escrever seu último romance, "A viagem do elefante", uma história épica e jovial sobre o périplo de um elefante asiático pela Europa do século XVI.

Fonte: Agence France-Press

Creative Commons

Licença Creative Commons
Café do Elias™ by Café do Elias™ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença License.
Based on a work at eliasemanuel.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://eliasemanuel.blogspot.com/.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP