terça-feira, 31 de agosto de 2010

Debate entre Candidatos à Presidência na Universidade Católica de Brasília

Marina, Dilma, Serra e Plínio estarão em Debate na UCB



Os candidatos a presidência da república Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSol) estarão na Universidade Católica de Brasília, dia 23 de setembro, para um debate promovido pela sociedade civil antes das eleições do dia 03 de outubro. O evento acontecerá às 21h30, no auditório central da Universidade, no Campus de Taguatinga.

O evento é uma iniciativa da Universidade Católica  de Brasília, Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que – juntas - reforçam o princípio de promotoras do diálogo, da democracia e do desenvolvimento social.

Em aproximadamente duas horas de debate, divididas  em quatro blocos, os candidatos apresentarão as suas propostas de governo e responderão a perguntas elaboradas pelas promotoras do evento e representantes da sociedade civil, abordando temas relevantes para o país. No último bloco, todos os candidatos responderão a uma única pergunta, decidida entre as entidades organizadoras, e farão suas considerações finais.

Poderão participar do debate no auditório central os convidados dos partidos e respectivas coligações, das entidades promotoras e apoiadoras,  professores, estudantes e imprensa, a partir de credenciamento prévio. O público também poderá acompanhar o debate em telões localizados nos demais auditórios da Universidade Católica de Brasília.

O debate será transmitido ao vivo pelo portal da Universidade Católica de Brasília (www.ucb.br), pelas TVs e rádios de inspiração Católica e pela Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU). O sinal estará aberto para retransmissão por qualquer emissora interessada.

O evento tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre as propostas e ideias de Governo de cada candidato a Presidência da República, para colaborar na decisão dos eleitores


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Juventude quer viver: Diga não à violência e ao extermínio de jovens!



A JUVENTUDE QUER VIVER: DIGA NÃO À VIOLÊNCIA
E AO EXTERMÍNIO DE JOVENS

A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, juntamente com o Curso UCB Virtual de Pós-Graduação em Adolescência e Juventude, com a Diretoria de Programas de Pastoral – Projetos Celebrações e Reflexões, o Programa Arte Cultura da Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude, realizará, nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2010, o Seminário “A Juventude quer viver: diga não à violência e ao extermínio de jovens.

Sendo esta uma responsabilidade de todos nós, o tema proposto tem por objetivo aprofundar a discussão em torno da temática das violências contra as juventudes, grupo vulnerável e tradicionalmente excluído das políticas públicas, estimulando os jovens acadêmicos da UCB e da comunidade regional a assumirem maior protagonismo no enfrentamento desta questão, pois este é um problema de todos nós. Assim, o convidamos a abraçar esta causa e refletir conosco a temática proposta, certos de que estaremos dando o primeiro passo.

Contamos com o seu apoio e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. (61 - 3356-9492).

As inscrições, realizadas gratuitamente, deverão ser feitas por e-mail catedra@ucb.br até o dia 25/8 com as seguintes informações: Nome completo, RG e CPF, para confecção dos certificados.

Público alvo: Educadores, estudantes, funcionários e comunidade em geral.

PROGRAMAÇÃO

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Enrique Dussel no Brasil - Imperdível!!!


Acabo de ficar sabendo que o filósofo argentino Enrique Dussel estará no Brasil, nos próximos dias 16 e 19 de agosto para proferir Aula Magna no I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. O evento é promovido e realizado pela Universidade Metodista de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação em Direito Humanos.

E isso me fez lembrar de um debate ocorrido em São Paulo, com uma amiga economista formada pela Católica de Santos (UNISANTOS), acerca da proposta de Universidade Popular do Movimentos Sociais. A época discutiamos o modelo do MST e a experiência do Curso de Direito para Assentados da Reforma Agrária da Universidade Federal de Góias - UFG, no Campus de Cidade de Góias.
Enrique Dussel

I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos


Entre os dias 16 e 19 de agosto, ocorrerá, na Universidade Metodista de São Paulo, o I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. São Bernardo de Campo, que há quatro anos realizou o III Encontro Regional sobre a Filosofia da Libertação de Enrique Dussel, assistirá a uma série de conferências sobre direitos humanos na América Latina, organizadas pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos - NEDH, com a presença do importante filósofo que, dentre outros compromissos, realizará uma aula magna como participação no ciclo de conferências Hugo Assmann.

A presença do teórico argentino, exilado há mais de trinta anos no México (devido a um atentado a bomba em sua casa, na cidade argentina de Mendoza), é de extrema relevância para o desenvolvimento de um pensamento crítico e descolonial no continente latino-americano. No Brasil, sua recepção ocorreu mais intensamente desde a perspectiva teológica, por ser um dos expoentes da teologia da libertação. No entanto, sua contribuição não se resume a esta faceta, já que, filósofo de formação que é, Dussel comprometeu-se com a construção de uma filosofia da libertação, com um ponto de partida geopolítico muito claro - a América Latina e toda periferia do sistema-mundo capitalista. Do ponto de vista filosófico, Dussel percorreu um peculiar trajeto, indo da ontologia hermenêutica de Heidegger e Ricouer, passando pela metafísica da alteridade de Lévinas e chegando aos postulados do marxismo. Assim, Dussel é dos principais concretizadores de um marxismo latino-americano, no sentido de sua contínua reinvenção desde um local de fala periférico. A partir daí, dedicou-se a realizar os chamados debates norte-sul, em que foi protagonista ao lado de Karl Apel. Sua caminhada filosófica pode ser, ainda, caracterizada pela construção da arquitetônica de uma ética da libertação e sua posterior aplicação na filosofia política, a que vem ele chamando, como não poderia deixar de ser, de política da libertação, tendo nodal influência a experiência histórica da revolução de Chiapas, na selva mexicana.

A presença, portanto, de sua figura no Brasil - após as III Jornadas Bolivarianas do IELA/UFSC, em 2006, do 5º Colóquio Internacional Marx-Engels do CEMARX/UNICAMP, em 2007, dentre outros eventos - é de grande relevo, na exata medida em que representa a criatividade da crítica latino-americana, uma busca de superação do eurocentrismo das teorias sociais em nossa América e uma tentativa de diálogo com a crítica tupiniquim - diálogo sem o qual não tornaremos possível a Pátria Grande.

Conferir:

- Cadernos das Américas Latinas (recente publicação sobre Dussel, em francês)
 

sábado, 7 de agosto de 2010

Notícia do Site da UCB - Calourada Consciente DCE/UCB


Esta é a cobertura realizada pelo pessoal da Comunicação Social da UCB. Infelizmente, não mecionaram o objetivo da Calourada Consciente (e não, Semana do Calouro) que é o debate entorno do "Voto Consciente" nas eleições de 2010.

Acolhida: políticos discutem situação do DF
(05/08/2010 - 13:08)

Na noite de quarta-feira (4/8), a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizou sabatina com o candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Esse foi o segundo debate, pois os estudantes já ouviram o candidato Toninho do PSOL, no último dia 29/07. O candidato Joaquim Roriz (PSC) foi chamado a participar, mas não aceitou o convite.

A Semana do Calouro, realizada pelo DCE, tem como tema Viver no DF: Saúde, Transporte, Moradia, etc. Por isso, os candidatos foram questionados quanto à melhoria de Brasília como um todo. Os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer um pouco sobre as propostas dos candidatos, que apresentaram propostas para “um novo DF”.

 Por ser médico, Agnelo mostrou grande preocupação com a saúde, se comprometendo inclusive a ser governador e secretário de saúde até que os hospitais tenham condições humanas de atendimento. Quando questionado sobre a educação, disse que o ensino integral e uma universidade distrital são sua meta. Sobre o transporte público, garantiu preços justos e a integração entre ônibus e metrô.


A maioria das perguntas, feita por estudantes pelo Campus da UCB, foram gravadas e exibidas para todos os candidatos. No caso de Agnelo, as respostas às dúvidas foram apresentadas aos estudantes presentes na sabatina e aqueles que assistiram a transmissão online, pelo site do candidato.

A programação da acolhida aos calouros do DCE continua sexta-feira (6/8), às 20h30, na Praça do Estudante, com a Apresentação da Cia. Imaginária de Teatro.

Crédito: Thaisa Abreu
 Extraído de: Site da UCB

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Repercussão Sabatina do DCE/UCB com Agnelo Queiroz (PT)


O Sabatina realizada pelo DCE/UCB com o candidato do GDF, Agnelo Queiroz, dentro das atividades da Calourada Consciente foi um sucesso. Os estudantes lotaram o Auditório da Universidade Católica de Brasília, fizeram várias perguntas e intervenções de alta qualidade, que surpreenderam até o candidato.

Mas o clima foi muito tranquilo, os estudantes aprovaram a iniciativa do DCE de fomentar o "Voto Consciente".

Confiram os detalhes da sabatina, que foi gravado e transmitido ao vivo pela internet e pode ser assistido no site do candidato.

Agnelo debate com estudantes da UCB

04/08/2010

O candidato ao governo do Distrito Federal da coligação Um Novo Caminho, Agnelo Queiroz, foi  sabatinado pelos alunos da Universidade Católica de Brasília em Taguatinga. O convite foi feito  pelo DCE “Estudantes Trabalhando”, uma iniciativa para promover o debate político entre calouros  e veteranos, em substituição ao trote.

No primeiro bloco, Agnelo falou um pouco sobre sua trajetória na medicina, na luta sindical e na  política, citando alguns de seus projetos e leis em defesa dos direitos dos estudantes. Depois,  assistiu a um vídeo com perguntas dos estudantes e docentes. As primeiras perguntas abordaram os  temas transporte, educação e habitação.

A sabatina foi transmitida ao vivo pelo site SouAgnelo13.com.br. Após rápidos problemas técnicos no  início, logo a transmissão foi normalizada, recebendo elogios dos internautas. Alguns, inclusive,  aproveitaram a ferramenta online para encaminhar perguntas ao candidato. Depois das perguntas em  vídeo, o microfone foi aberto para os presentes.

Quando perguntado sobre seu programa para a saúde, Agnelo reafirmou que é preciso fazer uma mudança  profunda na política de assistência à saúde. “Vamos criar unidades intermediárias de saúde, em  todas as cidades do DF, com funcionamento 24h e rápido atendimento. Aliás, a situação da nossa  saúde pública é tão grave que, se for eleito, no dia primeiro de janeiro de 2011, eu vou assumir a  secretaria de saúde. Eu assumo a responsabilidade de mudar este cenário”, declarou.

Mais a frente, Agnelo foi interpelado sobre suas idéias para a juventude. “Nós precisamos fazer uma  política pública voltada para a juventude. Vamos criar uma secretaria que pense o tempo inteiro nos  jovens, desde a educação, passando pelo primeiro emprego, atividade física e acesso à cultura,  entre outras. Em vez de gastar R$ 500 mil em shows com playback, vamos investir em oficinas, em  criatividade. Precisamos também prevenir uso de drogas, e prover assistência pública para tratar o  dependente químico. O jovem precisa de uma política global”.

Outro tema bastante discutido foi o da construção de um estádio com capacidade para 70 mil pessoas para a Copa 2014. “A última grande obra no DF, a ponte JK, tirou R$ 40 milhões da setores como a sáude, por exemplo, e muita gente morreu por causa disso. Só existe sentido investir pesadamente numa estrutura como essa se for para a abertura da Copa e se houver continuidade na sua utilização. Precisamos pensar a Copa como uma oportunidade para desenvolver infra-estrutura, turismo e transporte do Distrito Federal”, disse.

No final, Agnelo Queiroz agradeceu a oportunidade e elogiou a inciativa dos estudantes. “As perguntas aqui foram muito inteligentes. Já me coloco à disposição para debater outras vezes com os estudantes”, afirmou.
 Extraído de: Blog do Agnelo

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Impugnação da Candidatura de Joaquim Roriz pelo TRE-DF

Joaquim Roriz - PSC


É meu povo! O Ficha Limpa vence a primeira Batalha com Joaquim Roriz (PSC). O candidato acaba de ter sua candidatura impugnada pelo TRE-DF. Na porta do Tribunal vários manifestantes a favor e contra.

O advogados já informaram que irão recorrer da decisão, mas o fato é que a luta contra a corrupção marca o primeiro gol de placa (Ficha Limpa - 1 x 0 - Roriz).

O candidato Agnelo Queiroz (PT), que participa (hoje) da Sabatina realizada na Universidade Católica de Brasília (UCB), dentro das atividades da Calourada Consciente do DCE/UCB. A sabatina será transmitida Ao Vivo pela internet, pelo site do candidato.

Mas não é só ele que deve comemorar, todo a população do DF têm motivos para festejar a vitótia da luta contra a corrupção.

Primeiras Notícias sobre a impugnação:

TRE proíbe candidatura de Roriz

Em uma plenário lotado com cerca de 100 pessoas, os juízes do TER/DF acabam de liberar/derrubar o registro de candidatura de Joaquim Roriz ao governo de Brasília.

Por quatro votos a zero (três juízes ainda proferiram seus votos, mas não há mais como a decisão mudar), decidiram que Roriz tornou-se inelegível porque renunciou em junho de 2007 ao mandato de senador para não responder a processo de cassação.

À época, Roriz foi flagrado em uma conversa telefônica tratando da partilha de 2,2 milhões de reais com o ex-presidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin de Moura. A suspeita da Polícia Civil local era a de que o dinheiro teria sido desviado do banco estatal.

Por Lauro Jardim

Extraído de: Blog Radar On-line

Manifestantes pró e contra Roriz protestam em frente ao TRE

Luiz Calcagno
Publicação: 04/08/2010 16:08 Atualização: 04/08/2010 17:29
 
O julgamento do pedido de impugnação da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal levou cerca de 300 pessoas para a frente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), na tarde desta quarta-feira (4/8). Divididos em dois grupos, um a favor e outro contra o ex-governador, os participantes gritam palavras separados por um cordão de isolamento da Polícia Militar. Apesar do clima tenso, a manifestação segue pacífica.

Os apoiadores de Joaquim Roriz formam o grupo majoritário, com cerca de 200 pessoas, segundo estimativa da PM. Eles iniciaram o ato de apoio ao ex-governador por volta das 15h.
 
O TRE-DF julga a impugnação da candidatura de Roriz nesta tarde. O pedido, feito pelo Minsitério Público Eleitoral (MPE), alega que o candidato não se enquadraria na Lei Ficha Limpa.

Um integrante do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) fez um protesto solitário, caminhando entre os manifestantes pró-Roriz, com a bandeira do partido, mas não houve confusão. Além de nove políciais militares, que fazem a segurança em frente ao prédio, um helicóptero da corporação monitora o movimento.

Às 17h está prevista uma manifestação à favor da Lei da Ficha Limpa, que proíbe candidatos com problemas na Justiça. De acordo com diretor do Comitê Ficha Limpa no DF, Diego Ramalho, são esperadas 200 pessoas em frente ao TRE-DF. "Como amanhã é o último dia para julgar as impugnações decidimos protestar hoje", explica.

Extraído de: Correio Braziliense

Agnelo Queiroz participa de Sabatina na Univ. Católica (UCB) - Transmitido pela Internet

É hoje o dia, em que o candidato ao Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), ira participar da Sabatina com estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB). A atividade faz parte da chama "Calourada Consciente" promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O primeiro o candidato sabatinado pelos estudantes da Universidade foi Toninho do Psol (PSOL). O candidato Joaquim Roriz (PSC), foi convidado mas não aceitou o convite.

Desde o ínicio da semana estão sendo realizados vários debates setorias, como forma de conscientizar os estudantes sobre a importância do voto consciente e ficar atento as propostas e o histórico dos candidatos. Na segunda os estudantes tiveram a oportunidade de discutir Moradia, na terça-feira pela manhã Transporte Publico, e ontem a noite aconteceu uma Roda de Conversa sobre LGBTTT e Diversidade Sexual.

A Sabatina de hoje a noite será a última atividade da Calourada Consciente do DCE/UCB, cujo balanço parcial se mostra bastante positivo.

Em uma parceria da Universidade com a Coordenação de Campanha do Candidato, intermediada  pelo DCE, a sabatina será transmitida "Ao Vivo" pelo site do candidato: www.souagnelo13.com.br

Não percam..!!

Sabatina com Agnelo Queiroz -  DCE/UCB


Serviço:

Evento: Sabatina da Calourada Consciente - DCE/UCB
Candidato: Agnelo Queiroz (PT)
Local: Auditório do Bloco "M" - Universidade Católica de Brasília (UCB)
Endereço: QS 07 Lote 01 - Taguatinga (Pistão Sul)
Horário: 19:30
Transmissão: www.souagnelo13.com.br

Google e a Band - Lançam Horário Político Democrático



O Google Brasil apresentou nesta terça (03) o seu novo serviço, que vai trazer informações para os eleitores brasileiros.

Por meio do www.google.com.br/eleicoes2010 é possível acompanhar a eleição que acontecerá nos próximos meses.

Dei uma olhada no canal das eleições no YouTube e gostei bastante do que vi, li as perguntas e vi que essa ferramenta é interessante e pode ser bastante útil, se você realmente se preocupa com o futuro do país não deixe conferir.
Vou apresentar para vocês as ferramentas que podem ajudar bastante os eleitores nessa eleição:

Pelo Google Maps você pode acompanhar os candidatos por todo o Brasil, Com atualizações diárias, é possível saber exatamente onde e o que o político está fazendo. Houve também um cruzamento de informações do Google Insights for Search com o Google News. Por isso agora é possível acompanhar as tendências de busca sobre um determinado candidato ou assunto e saber quais notícias foram publicadas durante o mesmo período
"Nosso pacote de ferramentas para as eleições 2010 vai ajudar os usuários a seguir de perto seus candidatos e os principais assuntos das campanhas, estimulando uma interação democrática diversa e aberta de todos os brasileiros com seus representantes eleitorais", diz Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para América Latina.

O Google também está em parceria com a BAND, então, todo conteúdo da emissora sobre as eleições estará disponível em um canal do YouTube.


Extraído de: Site GUIKY

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sancionada a Nova Lei do Passe Livre Estudantil no DF



É parece que depois de muita polêmica sobre o assunto, que chegou inclusive chegou a aumentar a pressão por uma possível intervenção federal no Distrito Federal, a sanção do Projeto de Lei que altera a (agora) antiga Lei do Passe Livre cria um novo marco regulatório para  o direito dos estudantes.

Mas longe por fim na questão do Passe Livre, a sanção da Governadora em exercício do DF, Ivelise Longhi, deve abrir nova etapa de discussões e debates sobre a regulamentação do benefício através de Decreto. Várias das alterações realizadas na Lei do Passe Livre deverão incidir nas operações do Sistema de Transporte Público, principalmente com a previsão de criação de uma Empresa Pública para atuar com o benefício. Outro ponto que deverá merecer atenção durante a regulamentação é a fiscalização do Passe Livre.

Caso a regulamentação não seja eficaz, de pouco adiantará as mudanças no benefício, pois os estudantes continuaram a sofrer com os mandos e desmandos diregentes públicos.

GDF vai bancar apenas 30% do passe livre estudantil

     Redação Mais Comunidade
A governadora em exercício, Ivelise Longhi sancionou hoje a nova lei do passe livre estudantil e reduziu para 30% o custeio do Governo do Distrito Federal para os estudantes. A Lei anterior definia em 100% a participação do governo nas passagens estudantis. A partir de agora o sistem de transporte terá que absorver o impacto das passagens subsidiadas.

A nova lei foi sancionada em comum acordo com o governador Rogério Rosso que está fazendo viagem oficial à Europa, onde tenta manter os acordos de empréstimos previstos e até apalavrados pelo seu antecessor. No momento em que sancionou a nova Lei, Ivelise ressaltou que o governo descarta qualquer autorização para o aumento de tarifa.

Com a proposta fica definido que o DFTrans terá acesso permanente e integral aos cadastros de todos os beneficiários do Passe Livre Estudantil, tanto junto a operadora do sistema de bilhetagem, quando dos dados de posse do metrô, podendo a qualquer tempo, excluiros beneficiários que náo estejam dentro dos critérios estabbelecidos para habilitação dos beneficiários.

O Passe livre beneficia estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, os que realizam estágio obrigatório e estudantes da área rural. A lei aprovada determina ainda a recarga automática dos créditos dos cartões dos estudantes beneficiados.

A frequência dos alunos deverá ser informada mensalmente ao governo. O GDF ressalta que as medidas previstas por esta lei serão implementadas até o início do ano letivo de 2011, conforme previsto no texto sancionado. Este prazo é necessário para que o governo possa regulamentar a lei.

Fonte: Site MaisComunidade

domingo, 1 de agosto de 2010

Memória do Debate - Pesquisa & Extensão no Curso de Direito da UCB


Horário: 11:30
Local: Plenário do NPJ de Taguatinga
Data: 31 de Julho de 2010 (Sábado)

Presentes: Melillo Diniz (diretor do curso); Daniel Scott (professor); Luis Otavio Assumpção  (professor); José de Abreu (professor); Flávio (CADIR); Argus (estudante de psicologia); Adriana Miranda (professora); Daniel Cerqueira (professor); Leila Bijos (professora); Ana Cristina (professora); Elias Emanuel (estudante); Daniel (estudante); e outros três estudantes que não recordo o nome agora.

Momentos:

1 – Apresentação dos Motivos do Debate (Prof. Melillo);
  • Que vem mantendo conversações com o CADIR sobre a necessidade de Projetos de Pesquisa & Extensão;
  • Que sabe que o CADIR também vem planejando algum coisa no mesmo sentido; que o debate surge desse convergência de propósitos;
  • Que é uma encontro inicial, não havendo nada pronto ou decidido, e por isso, não há formalidades tratando-se apenas de uma conversa com os interessados;
  • Que tema que será discutido insere-se no contexto das transformações que estão ocorrendo no Curso de Direito, em sua Gestão;
  • Que por isso, chamou e há vários professores presentes no Debate, todos já trazendo consigo propostas e projetos de Pesquisa & Extensão;
  • Que pretende ouvir todos os demais, começando pelo Flávio (CADIR);
  • Que a demanda por Pesquisa & Extensão também surgiu como resultado das discussões da última Semana Jurídica da UCB (Junho);
2 – Apresentação da Proposta do Flávio (CADIR);

Esquema - Projeto de Assessoria Jurídica Popular do CADIR

Creative Commons

Licença Creative Commons
Café do Elias™ by Café do Elias™ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença License.
Based on a work at eliasemanuel.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://eliasemanuel.blogspot.com/.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP