segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Ghost story" - Juiz Baltasar Garzón indicia Gen. Franco e seus capangas

Leia aqui: www.economist.com/world/europe/displaystory.cfm?story_id=12470581


O conhecido juiz espanhol Baltasar Garzón indiciou na semana passada o gen. Franco e seus ex-generais por crimes contra a humanidade. Todos já estão mortos.

Conforme diz a reportagem abaixo, publicada dias atrás no The Economist, "isso significa que é a história da Espanha que, na verdade, figura no processo". Vale a pela lê-la, para entender os fundamentos que levaram ao juiz a "testar os limites do Direito".

É um indício que pode clarear, para o Brasil e outros países que caminham na recuperação de seu passado histórico, que a finalidade do processo, nesses casos (crimes contra a humanidade), não é propriamente concluir pela punição/absolvição, mas um meio possível (há outros, também) de resgate/reconstrução da memória nacional (do passado), que trata de superar um momento doloroso sem implicar em seu esquecimento.

O debate está aí!

p.s:1) semana passada o governo Zapatero fez valer uma das principais medidas da Lei de Memória Histórica (aprovada ano passado) – conceder nacionalidade espanhola a descendentes espanhóis expatriados em razão das perseguições franquistas. 300.000 argentinos devem ser beneficiados.

0 comentários:

Creative Commons

Licença Creative Commons
Café do Elias™ by Café do Elias™ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença License.
Based on a work at eliasemanuel.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://eliasemanuel.blogspot.com/.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP